sábado, 4 de maio de 2013

Conto


Em um dia de verão, Chico bento foi a sua plantação de cenoura e observou algo diferente. Ela estava perto de uma mata gigantesca a qual fazia muita sombra em sua plantação; observou que o céu estava limpo de mais e tudo estava muito claro ao seu redor; até que uma hora percebeu que a mata, de onde retirava uma vez ou outra sua pupunha, sua castanha-do-brasil, e seu cacau, tinha desaparecido.

    • Oia só, cade a mata que tava aqui? Será que alguém coloco em outro lugá?
E nada de suspeitar que a empresa que ficava do lado da sua terra, foi responsável pelo acontecido. Chico Bento olhou debaixo de pedras, e quando viu Magali chegando perguntou:

    • Ocê sabe dize o que aconteceu com a mata?
E Magali, nem se dando conta do acontecido, movimentou a cabeça dizendo que não. Então logo começaram a informar aos seus pais sobre o ocorrido, os pais por sua vez, buscaram órgãos públicos e governamentais para o ocorrido, esses grupos fizeram o IDAD ( Instituto em Defesa de Áreas Desmatadas), fazendo uma rígida investigação.

    • Será que foi levado por etês?Exclamou Magali.
Chico Bento ao ter pesquisado sobre o assunto disse:

    • Segundo o código penar nº 623 paragrafo 4 sobre o desmatamento; disse o seguinte: “Toda área de preservação permanente, assim como retirada de árvores para consumo próprio e venda e revenda sem ser devidamente legalizada, a mercadoria deve ser apreendida, i os curpado devem ser devidamente julgado e condenado.”
    • É isso mesmo Chico, os culpados serão devidamente julgados e condenados! Disse o presidente da instituição.
Fez-se uma busca a fundo sobre o ocorrido, e descobriu-se que a empresa ao lado era uma empresa ilegal que: “por cima dos panos” era uma empresa que defendia o meio ambiente, “mas por baixo dos panos” fazia retirada ilegal de madeira de lei. Todos os trabalhadores e e donos destas empresas foram condenados a 23 anos de prisão em média com uma multa total de 3 milhões e a total recuperação da área destruída.
Assim, Chico Bento pôde depois dali continuar com sua vida calma e serena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário