Me formar em nutrição foi uma revolução em minha vida, nunca pensei que iria atuar nessa área. Sempre fui magrinha, e gostava de comer de tudo, nunca tive problemas com alimentação e nunca me importei também, sempre achei que comer de tudo era questão de me alimentar do que tinha disponível. Porém, quando passei no vestibular e comecei a faculdade de nutrição, me surpreendi com o que eu nunca fui capaz de entender. De tudo o que vi, o que mais me surpreendeu foi que, durante um estágio numa clinica, trabalhei em um projeto de nutrição para crianças e idosos e percebi que eles precisam de muita atenção, principalmente pelo fato de eles mesmos não conhecerem os benefícios e os malefícios de sua alimentação.
Durante o estágio, frequentamos algumas escolas e clinicas para idosos para ver como eles se alimentavam e convencê-los de como deveriam se alimentar melhor. Na escola onde estagiei notei que crianças de 2 a 6 anos não tinham alimentação adequada fornecida pela escola; além disso, seus pais mandavam 'lanchinhos' como latinhas de refrigerante, embalagens de salgadinhos como chips e batatas fritas. É de muita importância que essas crianças se alimente bem, pelo fato da maturação biológica. As crianças vão criando uma dependência assim como vão formando seu hábito alimentar. Se os erros na alimentação não forem corrigidos desde essa idade, crescerá o número de obesos no planeta. Nessa escola fiz um programa de educação alimentar com as crianças e um acompanhamento com os responsáveis, com a finalidade de orientá-los e depois trabalhar com as crianças.
Ainda no mesmo projeto, trabalhei da mesma forma com os idosos, porém, diferente da escola, os idosos não têm responsáveis a não ser os funcionários da clínica que, sinceramente, não se importam muito com a saúde deles.
Assim como as crianças, os idosos não se alimentam bem, porém a idade impede que eles sintam necessidade de consumir as famosas porcarias, como os salgadinhos e os refrigerantes, mas também não comem o que é essencial. Legumes, verduras, sucos naturais, frutas in natura e cereais são tão importantes e devem ser consumidos todos os dias.
Porém, tão importante quanto consumir esses alimentos é educar para que comam corretamente. Para ter saúde não é preciso parar de comer doces, salgados, e besteirinhas, só é preciso educar quando e quanto comer de acordo com sua idade e seu metabolismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário