sábado, 4 de maio de 2013

Reeducação Alimentar


Henrique é um menino que desde de criança foi mimado pelos pais ,sendo ele o único filho do casal Sofia e Carlos, donos da melhor lanchonete da cidade de São Paulo. A rotina de Henrique desde de criança é vivida em meio a seu apartamento no centro da cidade e logo embaixo de sua casa fica a lanchonete aonde seus pais trabalham.
Durante o dia, após chegar da escola, Henrique joga videogame a tarde toda, por isso não almoça corretamente. Seus pais não têm tempo de fazer um almoço adequado, ele simplesmente desce até o andar onde seus pais estão e come lanches – pizzas, porções de batatas fritas, massas em geral e, claro, doces de várias qualidades.
Por isso seus pais não satisfeitos com essa rotina mandaram-no para um congresso alimentar onde Henrique pensou que iria se fartar de comida; porém, quando chegou lá, percebeu que seus pais o enganaram mandando-o para um encontro de reeducação alimentar, pois Henrique já vinha passando por várias dificuldades de saúde e de vida social. Desde pequeno não tinha amigos e sofria bullying; por isso sempre trabalhou nas lanchonetes dos pais pois não tinha disposição de trabalhar fora.
Ao chegar lá, sua reação foi de negação, porém, os especialistas que lá estalavam conseguiram que ele ficasse e assistisse às palestra e participasse das dinâmicas. Ele conseguiu aprender tudo sobre a reeducação alimentar, que ela não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.
O ideal é que o processo seja feito individualmente e com orientação de uma nutricionista, pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa, mas não será para outra. Deve-se levar em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças preexistentes.
Henrique ficou muito satisfeito e saiu daquele local disposto a mudar, começando com os seguintes afazeres e atitudes que qualquer pessoa pode adotar para reeducar a sua alimentação:
  • Beba de 8 a 10 copos de água por dia;
  • Evite o consumo de alimentos industrializados e fast-food;
  • - Substitua refrigerantes por sucos de frutas naturais;
  • Inclua alimentos integrais no seu cardápio;
  • - Evite o consumo de alimentos ricos em gordura como: frituras, carnes gordas, queijos amarelos, manteiga;
  • Doces são permitidos, mas esporadicamente e em pequena quantidade;
  • -Pratique atividade física regularmente.
Após chegar a casa, colocou tudo o que aprendeu em prática e , o mais importante, seus pais também entraram na dieta com ele. Logo depois de alguns meses era um rapaz mudado. Entrou na faculdade cursando nutrição alimentar, pois queria colocar em prática tudo o que aprendeu e ajudar a todos que passavam por tudo aquilo que ele já passou em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário